![]() |
Capas dos primeiros volumes de (em ordem): "Ookami Shoujo to Kuro Ouji", "ByeBye Liberty" e "Ima, Koi wo shite imasu" |
Recentemente, o nono e último volume de "Ima, Koi wo shite imasu" (今、恋をしています) foi publicado nos Estados Unidos ("Ima Koi: Now I'm in Love"). Como é costume nos mangás da Bessatsu Margaret (Betsuma), as mangakas tem um espaço dentro do capítulo escrever algumas palavras, e Ayuko Hatta, mais conhecida pelo seu mangá "Ookami Shoujo to Kuro Ouji"(オオカミ少女と黒王子), utilizou do espaço em três dos quatro capítulos que compõem o volume final para falar sobre o (possível) fim de sua carreira como mangaka. Os quadros foram retirados das edições digitais publicadas pela VIZ Media e podem ser vistos a seguir, com a tradução deles abaixo. Lembrando que minha experiência com tradução é amadora, só traduzi coisas pra cá. Eventuais notas e comentários entre [colchetes].
![]() |
Fonte: Volume 9, VIZ Media IMA, KOIWO SHITEIMASU. © 2019 by Ayuko Hatta/SHUEISHA Inc. |
"Bom, parece que essa pode ser a última vez que eu escrevo nesse espaço. Eu tive que quebrar a cabeça toda vez que fiz um desses, mas eu sempre usei o espaço todo, então provavelmente sempre tive algo a comentar. Na verdade eu não tinha, mas sempre me esforcei. Dessa vez eu tenho algo importante para escrever sobre.
Eu estou pensando em fazer dessa série o ponto final da minha carreira. Não tenho certeza se isso significa me encerrar completamente ou só fazer uma pausa... Mesmo se for uma pausa, eu não decidi quando vou fazer outro mangá.
Eu penso em parar com mangás desde antes de começar essa obra. Em 2023, cheguei no meu vigésimo ano como mangaka, eu acho? Bom, essas duas décadas foram muito divertidas, mas, pra ser sincera, estava o tempo todo desgastada. Mas também fui muito feliz. De verdade.
Eu tive sorte que "Ookami Shoujo to Kuro Ouji" [O mangá não possui título oficial em português, então resolvi deixar em japonês] foi um grande sucesso. Recebeu uma adaptação para Live Action, anime, e CD dramas. Eu até fiz uma sessão de autógrafos em Taiwan, e participei de muitos eventos e entrevistas. Meu trabalho chegou a vários tipos de mídia. Minha vida mudou muito graças a essa obra. Eu estava completamente satisfeita com a minha carreira como mangaka por causa dela. Estou contente. Meus sonhos de infância, e um pouco mais, foram alcançados. Eu fico muito grata.
Agora, eu quero achar esse senso de completude fora dos mangás. Eu gostaria de tentar a sorte em vários outros tipos de trabalhos enquanto ainda estou saudável e ativa. Eu sempre gostei de comer e cozinhar, então penso em trabalhar com algo relacionado a isso.
Assim que terminei o último capítulo, eu comecei num trabalho de meio período. Fazem duas décadas que eu tive um trabalho assim. Sério! (Ha ha) Foi só temporário, mas eu trabalhei na cozinha de um café e em uma creperia no atendimento e outros setores. Uau, foi muito divertido!
Em partes, acho que me senti assim porque foi algo que fiz uma única vez, mas também me deu mais vontade de servir a minha própria comida!
Eu vou trabalhar duro. Já tenho uma entrevista marcada (risos). No momento eu só quero essas experiências, mas depois de alguns trabalhos, pode ser que eu encontre a motivação para fazer mangás de novo. Se isso acontecer, e você vier a encontrar algum mangá meu, espero que leia ele para passar o tempo. Bom, é isso. Desejo tudo de bom para vocês! Muito obrigada!
Ayuko Hatta,
17/01/2023."
Essa "despedida" da mangaka foi feita no início de 2023 e, um ano depois, mais nenhuma notícia sobre ela ou outro trabalho chegou pros lados de cá. Se pegarmos de exemplo outra mangaka que também está desde o início de sua carreira na Shueisha/Betsuma, a Io Sakisaka, cujo mangá mais recente chegou ao fim em dezembro de 2023 com a publicação do nono e último volume, ela já teve uma nova obra anunciada para esse ano. A comparação foi apenas para ilustrar que o tempo que estamos sem notícias de Ayuko Hatta pode indicar que a mangaka realmente decidiu se aposentar do meio ou fazer uma pausa (mais longa). E claro, como ela mesma comentou, pode ser que a motivação para desenhar mangás retorne e ela volte. Só saberemos com o tempo.
Infelizmente, Ayuko Hatta não tem nenhum mangá publicado no Brasil. E acho difícil essa condição mudar.
Comentários
Postar um comentário