"Rising Girl!", o mangá sobre a primeira medalhista olímpica japonesa

A Olímpiada de Paris 2024 está sendo marcada por sua histórica paridade na competição. Pela primeira vez, foi estipulado um número igual de vagas para as categorias feminina e masculina. Além disso, também é um marco histórico para o Time Brasil: 55% da delegação enviada para Paris é de mulheres. Mas nem sempre foi assim. Por muitos anos, número de participantes era limitado e apenas algumas modalidades permitiam participação feminina. Essas mudanças foram ocorrendo aos poucos e alguns nomes ficaram marcados na história de cada um dos países. 

No Japão, o nome de Hitomi Kinue entrou para a história do país como a primeira medalhista olímpica japonesa e existe um mangá que conta sua história. Serializado na Feel Young, "Rising Girl - Hitomi Kinue Monogatari -", conta a trajetória da atleta olímpica. Ela foi a primeira mulher a representar o Japão em uma Olimpíada e também sua primeira medalhista. Sua participação, e pódio com medalha de prata, abriu caminho não só para uma maior participação feminina nos esportes dentro do Japão, mas também sedimentou o caminho para que mais mulheres estivessem presentes na delegação japonesa.

Copyright© SHODENSHA Publishing Co.,Ltd. All rights reserved.

A sinopse (do Google Tradutor, com adaptações minhas): "Houve um tempo em que a ideia de mulheres praticarem esportes quase não existia. Esta é a história da vida intensa, apaixonada e brilhante de Kinue Hitomi, a primeira mulher japonesa medalhista olímpica que abriu caminho para o esporte feminino. Kinue Hitomi nasceu em Okayama no ano 1907 e atuou em uma época em que as mulheres ainda não eram aceitas pela sociedade para a prática de esportes, abrindo caminho para atletas femininas. O mangá conta sobre sua infância moleca, sua vida como atleta de atletismo enquanto trabalhava como repórter de jornal e a maneira como ela finalmente chegou ao cenário mundial, mas também conta sua batalha constante contra a solidão. Seu estilo trabalhador é tão puro. Ela leva seu esforço ao limite e o resultado final é ...".

Copyright© SHODENSHA Publishing Co.,Ltd. All rights reserved.

O mangá está disponível para leitura gratuita no Manga Library Z em japonês e mesmo não conseguindo ler, apenas com os desenhos, é possível entender que seu interesse pelos esportes começou muito cedo, na infância, e se desenvolveu com o tempo, culminando em sua participação em competições. Podemos ver que Hitomi Kinue enfrentou diversas dificuldades, desde preconceito e desconfiança, até lesões nas competições. Entretanto, ela também teve apoio! Em uma página dupla muito bonita, vemos um grupo pequeno de pessoas reunido para o que parecia se despedir dela ao embarcar para uma competição e logo em seguida uma sequencia que mostra a emoção da atleta com essa movimentação. O que fica muito claro no mangá é que Hitomi Kinue sempre se esforçou. Mesmo passando por momentos difíceis, de, provável, falta de autoconfiança e desânimo pela sua situação enquanto mulher no esporte em uma época tão desafiadora, batalhando contra a constante desconfiança e desaprovação do público japonês em geral, a atleta não desistia e a cada competição, dava mais de si. 

Copyright© SHODENSHA Publishing Co.,Ltd. All rights reserved.

Queria poder discorrer mais sobre a história do mangá, mas infelizmente ele não está disponível em português ou inglês. E também não encontrei em outros idiomas como francês, espanhol ou alemão. Apesar disso, acho que vale muito a pena passar pelas páginas do mangá, pois Sakuya Hikochi, mangaká responsável pela obra, consegue transmitir uma gama de sentimentos e emoções enorme. Com seu traço, ela consegue demonstrar os sentimentos de Hitomi Kinue de maneira muito bonita e até fidedigna, ao que eu imagino que a atleta estivesse sentindo nas situações pelas quais passou.

Copyright© SHODENSHA Publishing Co.,Ltd. All rights reserved.

E caso tenha interesse, é possível ler mais sobre a história de Hitomi Kinue em textos como "Asia's first female Olympian" e "Hitomi Kinue: A Strong Woman". 

Comentários